O Canal de Suez, Egito é uma das rotas comerciais mais importantes do planeta, sendo assim conta com um intenso tráfego de embarcações. Por ele passa 12% de todo o comércio global; possui considerável relevância geopolítica e está próximo de regiões tensas do Oriente Médio, grandes produtoras de petróleo.
A localização estratégica do Canal de Suez que liga artificialmente o Mar Mediterrâneo ao Mar Vermelho permite que embarcações viajem da Europa para a Ásia sem contornar a África. Assim, isto gera grande economia de tempo e combustível. O canal é uma das maiores fontes de receita do governo egípcio, obtido por taxas pelas passagens dos navios
O canal está ao nível do mar, diferindo pouco nas duas pontas, sendo que a maior amplitude de maré de 0,65m no Norte e 1,9m no Sul. As extremidades do canal são protegidas contra excesso de água e ondas geradas pelo fluxo das embarcações, por pedras duras e estacas de aço, de acordo com o solo da área. O canal possui boias luminosas em suas bordas para auxiliar a navegação noturna. Há cabeças de amarração em ambos os lados para atender emergências e placas quilométricas para auxiliar a localização do navio.
No princípio o canal possuía 164km de comprimento e 8m de profundidade. A evolução da indústria marítima e a maior movimentação de embarcações, exigiu que fossem feitas ampliações ao longo do tempo. Atualmente o canal tem 193,30km de comprimento e 24m de profundidade. Em 2019 passaram 18.880 embarcações pelo canal, cerca de 50 navios/dia, sendo que a maior parte é de navios petroleiros e porta contêiners.

AMPLIAÇÃO DO CANAL DE SUEZ EM 2015
O canal original não permitia a passagem de navios nos dois sentidos. Desse modo, era necessário aguardar em uma baía intermediária a passagem das embarcações no sentido contrário.
Em 2015 ocorreu a inauguração de ampliação do Canal de Suez, que ficou conhecida como o Novo Canal de Suez. Ou seja, a obra consistiu na construção de um novo trecho de canal, paralelo ao existente, e também de alargamento e aprofundamento do Great Bitter Lakes.
A construção da ampliação durou apenas um ano e o novo canal possui comprimento de 37km. Dessa maneira, o Novo Canal de Suez permitiu o tráfego nas duas direções e diminuiu o tempo de espera dos navios em trânsito. O tempo inicial de travessia era de 40 horas, mas com as melhorias realizadas ao longo dos anos, atualmente é possível fazer a travessia em cerca de onze horas.

CASO DO NAVIO EVERGIVEN
Em 2021 o navio Evergiven, da empresa Evergreen, encalhou no Canal de Suez, impedindo por seis dias a passagem de navios e gerando um prejuízo milionário ao setor. O navio era um gigantesco porta-contêiner com 400 metros de comprimento que estava indo da Malásia para a Holanda. Esse modelo de navio tem capacidade para transportar mais de 20.000 containers por viagem e é o maior da categoria.
A causa do incidente teria sido uma tempestade de areia de 75km/h que dificultou a dirigibilidade do navio.Assim, ele bateu em uma das margens do canal, encalhando na transversal e impedindo a passagem dos navios. Também se cogitaram hipóteses de o acidente ter ocorrido por erros humanos ou falhas técnicas. Mas o fato é que navios similares ao Evergiven já haviam passado anteriormente pelo Canal de Suez.
ALTERNATIVA AO CANAL DE SUEZ
Porém, existe um caminho alternativo ao Canal de Suez, que é o Canal de Israel. Saiba mais sobre isto. clique em: https://fascinadosportransportes.com.br/canal-de-israel-alternativa-canal-de-suez/
Fascinados por Transportes