A IMPORTANCIA DO MAR CASPIO ENTRE A EUROPA E A CHINA – ROTA DA SEDA

A importancia do Mar Caspio entre a Europa e a China para a Rota da Seda visa estabelecer uma rota segura e eficiente de vias para o comércio.

Em 2013, no Cazaquistão, a China anunciou ao mundo seu objetivo de reconstruir a Rota da Seda, ou seja, várias vias ligando China à Europa. Visando estabelecer rotas com visão global, a China tem investido bilhões de dólares em projetos na infraestrutura dos países, a fim de manter o comércio com o Ocidente nas regiões mais seguras, com brevidade e o menor custo possível. Ao mesmo tempo, Pequim busca cooperação econômica com os vários países no escopo do projeto.

O grande desafio visto pela China em alcançar o Ocidente é a instabilidade e questões de conflito e segurança nos países da rota, dessa forma colocando em risco a segurança dos investimentos e bens comerciais. Por outro lado, a administração de Pequim se direciona a países que são mais seguros e colaboradores. Pode ser dito que os países europeus possuem atitude similar com relação a China em termos de manter o comércio longe de ameaças e com os menores custos.

POSIÇÃO ESTRATÉGICA DO MAR CÁSPIO

Neste ponto, uma das mais importantes rotas entre a China e a Europa está no meio, na região do Mar Cáspio. A linha, começando na China e estendendo até a Europa é dividida em dois ramos; sendo que o ramo norte abrange China-Cazaquistão-Mar Cáspio-Azerbaijão; enquanto o ramo sul abrange a rota China-Quirquistão-Uzbequistão-Turcomenistão-Mar Cáspio-Azerbaijão. As linhas convergem no Azerbaijão e de lá vão para a Turquia via Georgia e alcançam a Europa.

A aproximação dos países do Mar Cáspio permite estabelecer ligações seguras entre a China e a Europa, então as relações com o Azerbaijão, Cazaquistão e Turcomenistão são de grande importância. O Azerbaijão é o país do Cáucaso em que a China tem relações mais intensas. O Cazaquistão tem importância geopolítica e geoeconômica com a China pois por ele passam rotas de menor distância e mais estáveis com destino à Europa. Além disto, o Turcomenistão possui importantes relações com a China em vários setores, principalmente energia.

A Europa também tem fortalecido as suas relações com o Cáucaso e a Ásia Central, especialmente pela localização estratégica do Azerbaijão no Mar Cáspio. Visando aprimorar suas relações com os países cáspios em energia e transportes, a Europa apoia importantes projetos de dutovias na região: Nabucco, TANAP e TAP. Desse modo deve-se fortalecer os vários níveis de relações com Cazaquistão e Turcomenistão a fim de estabelecer relações saudáveis com o Leste do Cáspio.

a-importancia-do-mar-caspio-entre-a-europa-e-a-china

FINALIZANDO

Como resultado, o maior uso e a importancia do Mar Caspio entre a Europa e a China construi laços fortes de relações ganha-ganha com a Eurásia; particularmente transformando a posição estratégica da Ásia Central com o Cáucaso em uma área lucrativa. E também pavimentará maneiras dos países se estabilizarem economicamente no coração da Eurásia a lutar contra organizações terroristas, elementos radicais e grupos separatistas.

Para maiores informações sobre a importância de vias de transporte entre a Europa e a China, acesse: https://fascinadosportransportes.com.br/o-tunel-marmaray-liga-a-europa-a-asia-por-trem/

Fascinados por Transportes

Fonte: Traduzido e levemente adaptado de KAYA, Emrah. The Increasing Importance of the Caspian Sea Between Europe and China. Publicado em Ankasam.org. Disponível em: https://www.ankasam.org/the-increasing-importance-of-the-caspian-sea-between-europe-and-china/?lang=en