Transporte em Dubai estimula o uso dos carros ao invés do transporte público.
O metrô de Dubai, com extensão de 75km, durante um tempo foi a maior rede ferroviária do mundo totalmente automatizada a operar sem motorista, porém, atualmente a maior está em Vancouver. Tem duas linhas: vermelha e verde, para em 49 estações, onde 9 são subterrâneas; as estações possuem conexões de ônibus, pontos de taxi e bicicletário. Por metrô se chega aos principais pontos turísticos, mas abrange uma área relativamente pequena da cidade. Há dois vagões especiais: um para clientes Gold/Ouro e outro para mulheres e crianças.
O vagão Gold é mais espaçoso, tem menos poltronas e elas são de couro. Em função da maior sofisticação, o ticket é mais caro.
O vagão feminino é de uso opcional. Sendo assim, não há obrigatoriedade de uso pelas mulheres, que podem usar normalmente o vagão convencional. (Uma vez peguei o vagão rosa no metrô do RJ, só para mulheres em horários de rush, queria ver se funcionava, no meu trajeto entrou um homem, não sei se sem querer ou de propósito, mas algumas mulheres fizeram bastante alvoroço, e o rapaz teve que sair na próxima estação).
Importante seguir as regras: é proibido comer ou beber qualquer coisa no transporte público ou caminhando em Dubai. É proibido fotografar pessoas sem consentimento, pois é invasão de privacidade. A pena pode ser multa ou passar uns dias na cadeia.
Também há taxis pinks (rosa) exclusivos para mulheres e crianças, meninos até 10 anos. As motoristas são mulheres e ficam disponíveis no aeroporto, hospitais e shoppings centers.

DUBAI É UMA CIDADE FEITA PARA CARROS
Dubai é uma cidade feita para carros, que enfrenta congestionamentos nas horas do rush, pois a maioria das pessoas possui carros. Apesar de ser plana, não convida a andar a pé, pois além do calor, não possui estrutura adequada para pedestres.
Em Dubai, e também nos Emirados Árabes Unidos, os limites de velocidade dos carros variam com a localização, mas são altos e geram vários acidentes. Não importa apenas não dirigir rápido ou ultrapassar o limite de velocidade, mas não se pode dirigir devagar. Há informações desencontradas sobre o aumento/diminuição do número de acidentes, segundo a plataforma Statista, os acidentes de carro em Dubai têm aumentado. Segundo a The National, publicação dos Emirados Árabes, o número de pedestres vitimados por acidentes de carro tem diminuído. Além disso, os própriospedestres que são responsáveis pelos acidentes, devido à travessias imprudentes, principalmente em locais errados.
Fascinados por Transportes
Leia também: https://fascinadosportransportes.com.br/transporte-na-suica/
Saiba mais: https://fascinadosportransportes.com.br/dubai-e-os-camelos/