TRANSPORTE DE CARROS DA FORMULA1

Transporte de carros de Formula1 acontece dentro de calendários super apertados, equipamentos sofisticados e valiosos. A montagem do circo da Fórmula1 em diferentes países dos cinco continentes é uma tarefa orquestrada onde todos os equipamentos das equipes: pneus, combustível, alimentação, etc. são entregues a tempo para que aconteça o esporte mais rápido do mundo.

O transporte de carros da Formula1 acontece por terra, ar e mar. Para as corridas na Europa, os caminhões são o principal meio de transporte e, nestas épocas há uma alta demanda por caminhões e motoristas para atender o evento, que devem obedecer a rigorosos padrões para assegurar que os carros cheguem em perfeitas condições. Também há caminhões especialmente fabricados, com as cores das equipes, que carregam os carros, ferramentas e equipamentos para o local das corridas.

Os desafios da logística se intensificam nas corridas fora da Europa, onde partes são categorizadas como críticas (chassis, pneus, motores, asas, computadores e racks de TI) e não críticas; sendo que estas últimas possuem duplicidade, como mobiliário, material de refeições, etc., que são transportados de navio (modo mais lento e mais econômico) de modo que cheguem no local da corrida com antecedência.

Os primeiros que devem chegar no local do evento são os pallets prioritários carregando material para montagem das garagens, para que as equipes de logística comecem as montagens antes da chegada do pessoal e dos equipamentos.

transporte-de-carros-da-formula1-motorhome-ferrari

EMBALAGENS

Antes do transporte aéreo, os carros são desmontados: motor, asas dianteiras e traseiras, componentes de suspensão, espelhos, etc. tudo é removido e embalado em suas próprias caixas protegidas com espuma. Também se usa plástico bolha como proteção adicional.

As embalagens dos chassis são em capas sob medida. Cada equipe transporta seus equipamentos em caixas de carga sob medida, projetados para um enchimento eficiente nos aviões. A maioria das equipes usa voos fretados da parceria da Fórmula1 e DHL.

Pouco antes de se balançar a bandeira quadriculada no final da corrida, já começam as operações de embalagem dos equipamentos para a próxima corrida de Fórmula1.

Quase todos os membros de cada equipe de Fórmula1 tem a sua própria função em ajudar a arrumação/empacotamento das garagens (estruturas provisórias). Desmonta-se as paredes e os consoles de computadores e embala-se os kms de cabos. Motores e pneus retornam a seus fabricantes e desmontam-se os carros, contudo, somente após a FIA terminar as inspeções de checagem em cada carro.

Cada equipe carrega o suficiente para reconstruir os seus carros. Ou seja, cerca de 40 pares de pneus, 2.500litros de combustível, 200litros de óleo de motor, etc. Ferramentas, computadores, comida e apetrechos suficientes para preparar 200 refeições também faz parte da carga. As equipes maiores transportam quase 50ton. de equipamentos e as menores transportam cerca de 30ton. de equipamentos.

DHL É O PARCEIRO OFICIAL DE LOGÍSTICA DA FORMULA1

Com 40 anos de experiência com logística de automobilismo, a DHL é parceira oficial da Fórmula1 ha 20 anos. Assim, é a parceria esportiva mais longa do mundo. O calendário recorde de 2024 possui 24 corridas em 21 países, nos cinco continentes, e exige planejamento e precisão intensivos.

A logística da DHL transporta 1.400ton. de carga de alto valor em cada corrida, o que inclui equipamentos de transmissão, marketing e hospitalidade, etc. Três equipes exclusivas da F1, atuam em processo contínuo: recebimento, atendimento ao cliente no local do evento e embalagem para a próxima corrida.

O nome da logística/transporte é Race Behind the Race/ corrida atrás da corrida. Isto ocorre, principalmente, devido à grande sintonia das pessoas que as faz trabalhar com precisão, rapidez e segurança.

transporte-de-carros-da-formula1 e DHL

SUSTENTABILIDADE NAS CORRIDAS DE FORMULA1

Assim como enfrentar os desafios de tempo, o transporte dos equipamentos da F1 tem que atender rigorosas determinações ambientais. Em setembro de 2023, DHL e F1 anunciaram que a nova frota de caminhões biocombustíveis reduziu as emissões de carbono em 83% comparados com os diesel. Dessa maneira, os 18 novos caminhões estrearam na etapa europeia do Campeonato Mundial de F1 de 2023. Eles viajaram mais de 10.600km, e transportaram cerca de 300ton de carga por corrida.

Os caminhões a biocombustível mantêm a mesma capacidade de carga e distância de viagem que os convencionais movidos a diesel. Porém, a DHL equipa a sua frota com GPS para monitorar o consumo de combustível e otimizar rotas mais eficientes.

Neste ano de 2024, a frota de caminhões aumentou e atualmente (fev.2024) conta com 37 caminhões a biocombustível.  Neste ano, a decisão de racionalizar as 24 corridas melhorou a distribuição das regiões e reduziu o transporte durante os eventos. Além disso, o uso dos Boeing 777, que possuem maior eficiência de combustível, gerou redução de 17% das emissões de carbono, comparando-se com aeronaves convencionais.

Por fim, a parceria da Fórmula1 com a DHL investe em inovações e nas últimas tecnologias para assegurar mais sustentabilidade aos eventos. Além disso, a meta é alcançar Zero Emissões até 2030.

Assista o vídeo no meu canal sobre o Transporte de Carros da Formula1 https://youtu.be/zmD_F49wgsU

Fascinados por Transportes

Leia também: https://fascinadosportransportes.com.br/transporte-aereo-de-cargas-valiosas/

Saiba mais: https://fascinadosportransportes.com.br/transporte-aereo-de-obras-de-arte/