DESCARRILAMENTO DE TREM

Descarrilamento de trem é um tipo de acidente ferroviário, onde o trem sai da guia do trilho e cai no chão. Esse texto trata de um caso ocorrido em Ohio, nos Estados Unidos.

NOS EUA HÁ CERCA DE 3 DESCARRILAMENTO DE TREM POR DIA.

Um trem da Norfolk Southern descarrilhou no sábado a noite em Springfield, Ohio, com 28 carros saindo dos trilhos, disse a companhia. Ninguém se machucou. O acidente aconteceu cerca de um mês após o calamitoso acidente de East Palestine, Ohio, onde um trem da Norfolk Southern carregando materiais perigosos descarrilhou próximo de uma pequena cidade.

Produtos químicos tóxicos vazaram no ar e na água, alguns com perigo de explosão, que fez com que autoridades conduzissem uma “queima controlada” e temporariamente evacuasse a área. Os esforços de reparação ambiental ainda estão em andamento.

Residentes ficaram alarmados com os descarrilamentos de Ohio, mas enquanto especialistas dizem que o tamanho do dano causado pelo acidente em East Palestina não é usual, dois descarrilamentos em um mês não é de se estranhar. De fato, descarrilamentos ocorrem mais frequentemente que isto, mas geralmente sem consequências significativas.

Em 2022 houve mais de 1.000 descarrilhamentos de trem nos EUA. Houve pelo menos 1.164 descarrilhamentos de trem ano passado no país, de acordo com os dados da Administração Federam de Ferrovias. Sendo assim, significa que o país está com uma média de três descarrilhamentos por dia.

Líderes da indústria dizem que a maioria dos descarrilhamentos ocorrem dentro do limite da área dos pátios ferroviários e, acima de tudo, afirmam que os trens são mais seguros que outros modais de transporte, como o rodoviário. No ano passado os descarrilhamentos de trem machucaram dezesseis pessoas e provocaram uma morte, de acordo com dados federais.

PRINCIPAL CAUSA DE DESCARRILAMENTO FOI FALHA HUMANA

Em 2022, a principal causa de descarrilhamento foi falha humana, ficando em segundo lugar os defeitos nos trilhos. Anteriormente, os defeitos nos trilhos eram a causa principal. Os trilhos também podem quebrar e fazer com que as rodas dos trens saiam do trilho. Assim também, o eixo da roda do trem pode falhar ao longo do tempo devido ao carregamento pesado e altas velocidades associados com as modernas viagens de trem.

As rodovias têm ficado mais seguras ao longo do tempo, mas ainda assim, os acidentes persistem. A indústria ferroviária diz que este é o período mais seguro da história do transporte de trens. A quantidade total de acidentes tem caído 44% desde 2000, e os acidentes causados por problemas nos trilhos e equipamentos também estão com tendencia de queda, de acordo com a AAR Associação Americana de Ferrovias, que representa os maiores transportadores de cargas ferroviárias, Amtrak e outras linhas de ferro.

“Sem dúvida, movimentar mercadorias por trilhos é absolutamente o modo mais seguro de transportar pessoas e cargas por terra no país,” disse Ian Jefferies, presidente e CEO da AAR. “Mas apenas um incidente pode ter um impacto dramático na comunidade, e como indústria que opera com comunidades através do país, nós tomamos esta responsabilidade muito seriamente”.

Líderes da indústria apontaram que avanços na tecnologia de segurança nos trilhos tem feito o transporte de trem mais seguro. Acima de tudo, ferramentas de inspeção que podem identificar questões com equipamentos e dispositivos que não seriam óbvios para um observador humano.

descarrilamento-de-trem-acidente

DIMINUIÇÃO NA QUANTIDADE DE DESCARRILAMENTO DE TREM

Desde a década de 1970, os descarrilhamentos diminuíram mais que três quartos, mostram os dados federais. Somente em 1978 ocorreram 8,763 descarrilhamentos nos EUA, que matou 41 pessoas. A Associação Americana de Ferrovias anunciou nesta quarta-feira que a indústria de carga ferroviária irá implantar medidas adicionais de segurança, principalmente:

  • treinamento para primeiras respostas locais,
  • mais relatos confidenciais de questões de segurança
  • aumento no número de sensores que possam detectar superaquecimento de rolamentos das rodas

O Conselho Nacional de Segurança nos Transportes relatou preliminarmente sobre o acidente da East Palestine que um rolamento de roda superaqueceu no trem Norfolk Southern pouco antes do descarrilamento no mês passado, mas os investigadores não tinham estabelecido a causa definitiva. Desde o acidente da East Palestine há um renovado empurrão nas medidas de segurança nos trilhos. Mas ainda assim, defensores da segurança dos trilhos e uniões de trabalhadores de ferrovias falam que o número de acidentes permanece alto e que as companhias não estão fazendo o suficiente para priorizar a segurança nos trilhos.

Jeremy Ferguson da Associação Internacional de Trabalhadores de Chapas Metálicas, Aéreas e Ferroviárias de Transportes critica as ferrovias por abandonarem questões de segurança em favor de políticas para economizar dinheiro. Por exemplo: aumentar o comprimento dos trens e introduzir automação, enquanto reduz o tamanho da tripulação.

VIGOROSA RESISTÊNCIA EM ADOTAR MEDIDAS DE SEGURANÇA

Jonathon Long, diretor geral da Federação Americana de Sistema Ferroviário escreveu em uma carta em março para o Governador de Ohio Mike DeWine que nas inspeções automáticas dos trilhos devem ser adicionadas regras de segurança. Ainda assim, acusou Norfolk Southern de colocar o lucro acima das prioridades de segurança no descarrilhamento do East Palestine. “[Norfolk Southern] e outras ferrovias similares devem parar com seu modelo de negócios de contínuo corte de custo e começar a focar em como aprimorar o seu desempenho para ser o mais seguro possível”, Long escreveu.

No mês passado, o Secretário de Transportes Pete Buttigieg criticou as ferrovias por sua “vigorosa resistência” em adicionar medidas de segurança, e disse que eles devem mudar após o acidente da East Palestine. Buttigieg chamou a Norfolk Southern e outras ferrovias para adotarem novas medidas de segurança, por exemplo:

  • implementar novas tecnologias de inspeção de segurança sem reduzir as inspeções humanas,
  • notificar proativamente equipes de repostas de emergência da presença de carros carregando materiais perigosos,
  • fornecer licença remunerada aos trabalhadores.

A NTSB anunciou nesta terça que está abrindo uma investigação especial à Norfolk Southern em resposta ao número e significância de acidentes em ferrovias. Jennifer Homendy, presidente da NTSB disse no mês passado que o descarrilamento em East Palestine era, como outros acidentes em transportes, 100% evitável.

Fascinados por Transportes

Leia também: https://fascinadosportransportes.com.br/intervencao-de-trem-em-area-urbana/

Fonte: NPR. There are about 3 U.S. train derailments per day. They aren’t usually major disasters. Publicado em 9.março.2023. Joe Hernandez. Disponível em: https://www.npr.org/2023/03/09/1161921856/there-are-about-3-u-s-train-derailments-per-day-they-arent-usually-major-disaste