O mito do carro elétrico pode parecer a bala de prata na luta contra a mudança climática, isto não é verdadeiro. O que também deveria ser priorizado/questionado é a necessidade de se usar o veículo particular.
A Califórnia anunciou recentemente que planeja proibir as vendas de veículos a gasolina até 2035. Ontário investiu $500 milhões na produção de veículos elétricos e a Tesla está rapidamente se tornando a companhia automotiva mais valiosa do mundo.
As baterias dos carros elétricos, como o Tesla Modelo3 – o campeão de vendas no Canadá em 2020 – não possuem tubo de escape de emissões. Mas estes carros possuem altas taxas de emissões em sua fabricação, quando comparados com os veículos convencionais, e geralmente rodam com eletricidade oriunda de combustíveis fósseis. Em 2019, cerca de 18% da eletricidade gerada no Canadá veio dos combustíveis fósseis, indo do 0% em Quebec a 90% em Alberta.
Pesquisadores comparam as emissões de gases de efeito estufa de um determinado veículo, por exemplo um carro elétrico, com um veículo convencional durante todo o seu tempo de vida, uma prática conhecida como avaliação do ciclo de vida. Por exemplo um Tesla Modelo3 comparado com um Toyota Corolla pode proporcionar redução na emissão de gases de efeito estufa acima de 75% em Quebec, mas nenhuma redução em Alberta.
CENTENAS DE MILHÕES DE NOVOS CARROS
Para evitar impactos extremos e irreversíveis nos ecossistemas, nas comunidades e na economia global, deve-se manter o incremento de temperatura média em valores inferiores a 2⁰C, idealmente 1,5⁰C, até o ano de 2100.
Analisando a frota de veículos de passageiros dos EUA, cerca de 260 milhões de veículos, é necessário responder uma simples questão: Poderia as emissões de gases de efeito estufa do setor alcançar as metas climáticas através da substituição dos veículos movidos a gasolina pelos veículos elétricos?
Os resultados da análise são chocantes. Assumindo que não ocorra nenhuma mudança nos comportamentos de deslocamentos e uma descarbonização de 80% de eletricidade, para se alcançar a meta de 2⁰C, é necessário que haja 300 milhões de veículos elétricos, ou seja, 90% da frota americana projetada até 2050. Isto iria requerer que todos os novos veículos comprados a partir de 2035 fossem elétricos.
Atualmente há 880.000 veículos elétricos nos EUA, ou seja 0,3% da frota. Mesmo nas projeções mais otimistas da Agencia Internacional de Energia sugerem que a frota norte-americana será de 50% de carros elétricos até 2050.

ELETRIFICAÇÃO RÁPIDA E MASSIVA
Ainda que substituir 90% da frota para carros elétricos seja teoricamente possível, isto é desejável? A fim de atingir esta meta, teríamos que rapidamente superar todos os desafios associados à adoção dos veículos elétricos, tais como ansiedade, alto custo de compra e disponibilidade de infraestrutura de carregamento.
Um rápido passo para eletrificação seria mudar severamente a infraestrutura e cadeia de suprimentos de muitos materiais críticos para as baterias, como lítio, magnésio e cobalto. Isto requeriria vasta capacidade de fontes de energia renováveis e linhas de transmissão, maior disponibilização de infraestrutura de carregamento, coordenação entre dois setores historicamente distintos (sistemas de eletricidade e de transportes) e inovações rápidas nas tecnologias de baterias.
Não é impossível, mas é improvável.
Então o que fazer? Desistir e aceitar nosso destino coletivo e parar com os esforços de eletrificação? Pelo contrário, deveriam ser reexaminadas as prioridades e ousar questionar um assunto mais crítico: Realmente são necessários tantos veículos nas ruas?
ÔNIBUS, TRENS E BICICLETAS OU O MITO DO CARRO ELÉTRICO?
Há três maneiras de reduzir as emissões de gases de efeito estufa dos usuários de transportes: evitar as viagens, mudar o modo de transporte ou aprimorar a tecnologia. Os veículos elétricos abordam apenas o lado tecnológico do problema.
E enquanto os veículos elétricos diminuem as emissões se comparados com os veículos convencionais, deveríamos compará-los com os ônibus, trens e bicicletas. Quando fazemos esta comparação, o potencial de redução de emissão de gases de efeito estufa do carro elétrico desaparece por causa de suas emissões ao longo de seu ciclo de vida e também devido ao número limitado de pessoas que ele pode transportar.

Se realmente queremos resolver os problemas climáticos, devemos implantar os carros elétricos junto com outras medidas, como transporte público e mobilidade ativa. Este fator é crítico, especialmente considerando os recentes decréscimos no número de passageiros de transporte público nos EUA, principalmente devido ao aumento de veículos particulares, menores preços da gasolina e advento dos transportes compartilhados (uber, 199, etc.)
Os governos devem fazer massivos investimentos em transporte público e infraestruturas para ciclovias e caminhadas, tornando estes espaços mais largos, seguros e confiáveis. E também devemos rever nossas necessidades e prioridades de transportes. A estrada da descarbonização é longa e sinuosa. Mas se desejamos nos desfazer dos carros e pegar um atalho através da floresta, podemos chegar lá mais rápido com o transporte coletivo.
Leia também: https://fascinadosportransportes.com.br/carro-eletrico-e-os-americanos/
Fascinados por Transportes
Fonte: Traduzido e levemente adaptado. Alexandre Milovanoff. The myth of electric cars: Why we also need to focus on buses and trains. The Conversation. Publicado em 21. outubro. 2020. Disponível em: https://theconversation.com/the-myth-of-electric-cars-why-we-also-need-to-focus-on-buses-and-trains-147827
Fascinados por Transportes
Leia também: https://fascinadosportransportes.com.br/historia-de-henry-ford/