OS MAIORES EQUÍVOCOS SOBRE AS AERONAVES

Seguem alguns equívocos mais comuns relacionados à operação das aeronaves:

TURBULÊNCIA PODE CAUSAR QUEDA DA AERONAVE

A turbulência é uma ocorrência comum em voos de avião e sempre estará presente em algum momento. Embora a turbulência seja desagradável e possa causar certo nervosismo, é muito improvável que ela provoque a queda da aeronave. Os aviões são projetados para suportar condições difíceis, incluindo ventos fortes e raios. Eventuais incidentes em casos de turbulências devem-se ao fato de aos passageiros não estarem sentados ou ainda, não estarem com fivela no momento da ocorrência.  

SE UM MOTOR FALHAR, O AVIÃO CAI

Nenhum passageiro quer ouvir que o motor do avião falhou. Entretanto, a maioria dos aviões comerciais usa dois motores, que são projetados para decolar, voar e aterrissar com segurança com apenas um motor funcionando. No infeliz caso de um motor falhar, entra em ação o fruto dos excessivos treinamentos do pilotos para lidar com a situação e direcionar-se imediatamente ao aeroporto mais próximo.

OS LUGARES MAIS SEGUROS DE UMA AERONAVE SÃO…

A verdade é que não há um lugar mais seguro na aeronave. Entretanto, baseado em estatísticas de queda de aeronaves, associado a taxas de sobreviventes, os lugares no fundo costumam ser os mais indicados.

Se as turbulências preocupam o passageiro, sentar-se sobre as asas ou na frente da aeronave, causa menos trepidação do que no fundo. O mais importante é saber que as chances de o avião cair são extremamente baixas, cerca de 1 em 20 milhões.

O AR DA CABINE CAUSA DOENÇAS

É fácil imaginar que o ar circulando na cabine possa causar gripe ou resfriado, mas não há evidencia alguma que comprove que a recirculação de ar aumente o risco de doença ao usuário. Os vírus, principalmente da gripe, são mais transmissíveis por contato direto, ao tocar as mãos ou estar próximo da pessoa doente. A melhor maneira de prevenir estas doenças é lavar regularmente as mãos.  

MÁSCARAS DE OXIGÊNIO SÃO SINAL DE PERIGO

As máscaras de oxigênio são equipamentos de segurança essenciais nas aeronaves. Os voos comerciais viajam em elevadas altitudes, de modo que as cabines recebem pressurização para que os passageiros possam respirar. Portanto, no caso de falha na pressurização da cabine, as máscaras proporcionam o oxigênio necessário para as pessoas a bordo.

Se por acaso solicitarem o uso das máscaras de oxigênio em um voo, os pilotos recebem intenso treinamento para lidarem com esta situação. Assim, eles conduzirão a aeronave imediatamente a uma altitude de 10.000pés, onde elas não serão mais necessárias. O número de vezes que se solicita as máscaras de oxigênio é mínimo e é muito improvável que o passageiro passe pela situação de ter que usar as máscaras de oxigênio.

equívocos-sobre-aeronaves-mascara-oxigenio

EQUÍVOCOS SOBRE AERONAVES: ATIRAR O LIXO DO BANHEIRO PELOS ARES

Todo o lixo dos banheiros de voos comerciais fica armazenado em sacos plásticos ou tanques até a aeronave aterrissar, onde o pessoal de terra os esvazia com segurança. Portanto, é proibido as companhias aéreas jogarem lixo pelos ares e não há nenhum botão ou equipamento que qualquer membro da tripulação possa fazer isto.

EQUÍVOCOS SOBRE AERONAVES: AS PORTAS PODEM ABRIR NO MEIO DO VÔO

Embora alguns filmes de ação mostrem a abertura das portas do avião em pleno voo, isto é impossível, pois há pressurização das cabines. Em uma típica altitude de cruzeiro mais de 3,5kg de pressão empurra contra cada polegada quadrada da porta, equivalendo a mais de 500kg no total, muito mais peso que qualquer um poderia superar.

equivoco-aeronave-porta-abrir

Fascinados por Transportes

Fonte: Traduzido e levemente adaptado de Artemis Aerospace, disponível em: https://www.artemisaerospace.com/news-blog/the-most-common-misconceptions-about-aircraft-safety/

Leia também: https://fascinadosportransportes.com.br/como-as-aeronaves-enfrentam-mas-condicoes-de-tempo/