RAINHA DA HOLANDA O MAIOR NAVIO DE DRAGAGEM

Rainha da Holanda, o maior navio de dragagem do mundo, foi construído em 1998 e teve seu comprimento alongado em 2009. Possui 230m de comprimento, 32m de largura e pesa 33 ton.

As operações de dragagem servem para manter a navegabilidade dos cursos de água e conservar a profundidade dos canais, pois, sempre perdem seu formato original devido a deposição de areia, silte e outros materiais finos.

Em 2008, no aprofundamento do Canal Porto Phillip em Melbourne, Austrália, usou-se o Rainha da Holanda, até então, o maior navio de dragagem do mundo. A fim de permitir o acesso à navios porta-conteineres mais pesados, removeu-se cerca de 23milhões m3 de areia e silte do curso de água. Com a super-draga operando cerca de 24horas/dia, na época houve forte controvérsia sobre o impacto ambiental causado pelas operações de dragagem.

DRAGAGEM E OPERAÇÕES DE SALVAMENTO

Além dos serviços de dragagem, usa-se a Rainha da Holanda para operações especiais de salvamento, assim ocorreu no acidente aéreo do Swissair Flight111, que caiu no Oceano Pacífico em 1998.

O navio pode dragar até uma profundidade de 160m e, além de silte, argila e materiais finos, pode recolher outros materiais. Desse modo, em 1998, durante as operações de recuperação do avião Swissair Flight 111, a super draga bombeou e recuperou cerca de 98% das peças da aeronave, ou seja, mais de 144.698kg.

maior-navio-dragagem-rota
Rota de voo do Swissair Flight 111 que caiu em 1998.

Convém lembrar que a Holanda é um país com grande tradição em obras marítimas, principalmente na construção de barragens para proteger seu território da invasão do mar e também para recuperar terras inundadas.

Veja onde está a localização atual da Rainha da Holanda: https://www.marinetraffic.com/en/ais/details/ships/shipid:124049/mmsi:210138000/imo:9164031/vessel:QUEEN_OF_THE_NETHERLANDS#overview

Leia mais sobre as operações de dragagem no Porto de Melbourne: https://www.portofmelbourne.com/port-operations/dredging/

Saiba mais sobre o tamanho dos navios petroleiros: https://fascinadosportransportes.com.br/tamanhos-de-navios-petroleiros/

Fascinados por Transportes

Fonte: Engineerine.com. The World 20 Biggest Machines; Marinetraffic.com. Queen of the Netherlands