Locomotiva é um veículo ferroviário de tração, geralmente dianteiro, responsável por fornecer energia e puxar os vagões sobre os trilhos. Afinal, a locomotiva é um carro independente, que sozinha não transporta nada, e precisa estar associada aos vagões que são os responsáveis por carregar as pessoas e as cargas.
Os vagões sempre são rebocados, não se movimentam sozinhos, isto é, sem a locomotiva. Quando o vagão transporta pessoas é chamado de carro. Sendo assim, o trem é a composição da locomotiva com os vagões, e em alguns casos pode existir mais de uma locomotiva.
As primeiras locomotivas surgiram no século XIX, funcionavam com motor a vapor, portanto, no Brasil ficaram com o nome de maria-fumaça.
CLASSIFICAÇÃO DAS LOCOMOTIVAS
Classifica-se as locomotivas de acordo com o tipo de propulsão, podendo ser: a vapor, elétrica, diesel-elétrica, trens de levitação magnética (maglev) e outros tipos.
Locomotivas a vapor: é um tipo mais antigo e menos eficiente que os outros. Países em desenvolvimento costumam usar as locomotivas a vapor costumam devido ao seu custo mais baixo.
Locomotivas elétricas: a locomotiva elétrica pode operar com corrente contínua ou com corrente alternada. Transmite-se a corrente por sapatas em um terceiro trilho ou através de cabos aéreos. Usa-se o sistema de terceiro trilho principalmente quando há baixa tensão; e os cabos aéreos quando há alta tensão (principalmente por segurança).
Locomotivas diesel-elétricas: é uma locomotiva híbrida e o motor principal é o diesel; nestes casos o motor primário a diesel fica diretamente ligado a um gerador, formando uma estação geradora completa . Desse modo, ela gera a sua própria energia.
Trens de levitação magnética (maglev): nessa locomotiva não existe contato entre a estrutura da via e o veículo. A potência provém do conjunto de magnetos e bobinas que produzem a força necessária para a levitação. Assim, os trens flutuam sobre os trilhos através de princípios de ímãs que substituem as antigas rodas de aço.
LOCOMOTIVAS DO FUTURO
O trem maglev de Shangai foi o primeiro trem deste tipo no mundo, inaugurado em 2004. Ele alcança a velocidade máxima de 430km/h. Atualmente existem outros trens maglev, sendo que a maioria está na Ásia. Assim, há uma nova tecnologia de trens maglev em desenvolvimento que espera alcançar velocidades acima de 600km/h.

(Obs. Há uns anos atrás eu andei no maglev de Shanghai, que na época era o trem mais rápido do mundo; o preço da passagem foi bem salgado, mas como não sabia se teria outra oportunidade como aquela, achei que valia a pena. O trajeto de 30km da estação até o Aeroporto de Pudong durou apenas 7min. A estação e o trem tinham aspecto bem futurista, com amplidão e claridade nas formas e instalações. Dentro do trem, a viagem foi silenciosa e confortável, pois não havia qualquer trepidação. Silvia G.).
Leia mais: https://fascinadosportransportes.com.br/intervencao-de-trem-em-area-urbana/
Saiba sobre o Inventário das Locomotivas do Brasil em: https://biblioteca.itl.org.br/cgi-bin/koha/opac-detail.pl?biblionumber=783
Fascinados por Transportes
Fonte: HOEL, L. Engenharia de Infraestrutura de Transportes. São Paulo: Cengage learning, 2011. 598 p.