Terminais de transporte de passageiros são importantes instalações que oferecem facilidades para as pessoas mudarem de um veículo para o outro. Isto pode acontecer dentro do mesmo modal de transportes ou mudando de um modal para outro. Por exemplo, em um terminal de aeroporto, os passageiros mudam do modal terrestre para o aéreo. Assim como, em um terminal ferroviário os passageiros mudam do modal rodoviário para o trem.
Deve-se projetar os terminais considerando as características comportamentais dos passageiros, principalmente a percepção visual e velocidade de caminhada. A percepção visual é importante para o posicionamento de sinalização de modo que os passageiros façam uso adequado das instalações do terminal. A velocidade de caminhada pode ser útil para detrminar a localização de esteiras rolantes, por exemplo.
As características fisiológicas dos passageiros também devem ser atendidas dentro dos terminais. A temperatura deve variar entre 21⁰C e 24⁰C; o nível de ruído não deve ser superior ao da inteligibilidade da fala, entre 60 e 5dBA. Instalações sanitárias também devem ser em número suficiente e bem posicionadas, assim como produtos de alimentação e outros.
Sobre as características psicológicas dos passageiros em um terminal de transportes, referem-se ao nível de segurança percebida por eles. Preferencialmente com a presença de policiais uniformizados ou ambiente que possibilite fácil comunicação em casa de emergências.

TERMINAIS DE TRANSPORTE DE PASSAGEIROS
Ó usuário também experimenta sensação de segurança quando as instalações dos terminais de passageiros são limpas e amplas. Assim também, é importante possuir boa iluminação e sinalização adequada.
Independentemente do terminal de passageiros ser para transporte por ônibus, metrô, avião ou embarcações, o passageiro deve possuir boas condições para permanecer no local o tempo necessário para conseguir realizar o embarque/desembarque de modo eficiente e seguro.
( Há uns anos atrás fui para Nova York e me hospedei na cidade vizinha, New Jersey, porque o custo-benefício era muito bom. Desse modo, todo dia pegávamos ônibus para descermos no terminal de NY, perto da 5⁰Avenida. O serviço de ônibus americano é bem inferior ao nosso e o terminal de ônibus de NY era grande, antigo e ultrapassado. Por fim, ao anoitecer, entrávamos na estranha plataforma de ônibus para New Jersey que terminava em um corredor estreito, com grades metálicas, que nos dava a desagradável sensação de sermos gado.)
Fascinados por Transportes/Silvia G.
HOEL, L. Engenharia de Infraestrutura de Transportes. São Paulo: Cengage Learning, 2011. 598p.
Leia também: https://fascinadosportransportes.com.br/pista-de-pouso-e-decolagem-e-o-vento/
Saiba mais: https://transportgeography.org/contents/chapter6/function-of-transport-terminals/