A viagem com a nau bretoa descreve os primeiros tempos da história do Brasil, quando Portugal foi à Cabo Frio em busca de pau brasil.
O Livro de Viagem da Nau Bretoa, escrito por Duarte Fernandes, é um dos primeiros documentos sobre a história do Brasil, datado de 1511. Trata da viagem de Portugal a Cabo Frio, RJ, para carregamento de pau-brasil, sendo que na relação de carga da nau Bretoa consta mais de 5.000 toras de pau brasil, além de gatos e papagaios. Sendo assim, o trajeto completo, ida e volta, durou oito meses, partindo de Lisboa em 22.02.1511 e retornando em 22.10.1511.
Por outro lado, o Livro de Navegação de Pero Lopes de Souza, irmão de Martim Afonso de Souza, descreveu a viagem saindo de Portugal em 1530 e retornando em 1532 na Nau Capitaina.
É um Livro de Armação, usado pela Coroa Portuguesa para fiscalizar e controlar as atividades comerciais de armadores. Então, o escrivão, representante do rei a bordo no navio, recebia o livro em branco e devolvia preenchido à autoridade competente no final da viagem.
Em conclusão, o Livro de Armação continha todas as informações da viagem: rol dos tripulantes, descrição de relações comerciais, itinerário do navio, acidentes, ocorrências, etc.
Acesse o link https://digitarq.arquivos.pt/details?id=4251565 para ter acesso aos documentos constantes no Arquivo Nacional da Torre do Tombo.
Fascinados por Transportes
Leia também: https://fascinadosportransportes.com.br/mapa-do-ouro-de-sua-majestade-e-partes/