O transporte ferroviário é indicado para produtos com baixo valor agregado e grande peso, que se deslocam em médias e grandes distâncias. A malha ferroviária brasileira possui apenas 31mil quilômetros, insuficiente para as dimensões continentais do país.
Países com grandes extensões tendem a transportar os produtos pelos modais ferroviários e aquaviários, que são os que concedem melhor custo-benefício. No Brasil, um dos maiores produtores agrícolas do mundo, a safra percorre o país majoritariamente por rodovias, prejudicando a competitividade do negócio, sobrecarregando as estradas, etc.
A malha ferroviária brasileira é basicamente usada para o transporte de minério de ferro e grãos agrícolas e os principais eixos ferroviários ligam as áreas de produção/extração das mercadorias aos grandes centros urbanos (para atender o consumo interno) e aos portos do país (para realizar exportação).
O Marco Legal das Ferrovias, sancionado no final de 2021, se propõe a agilizar e simplificar a implantação de novos trechos do modal ferroviário abrindo espaço para a iniciativa privada.
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