GÔNDOLAS EM VENEZA

As gôndolas em Veneza são o cartão postal da cidade e cruzam os canais desde o século XI. Além disso, a gôndola é a embarcação mais bonita do mundo. São pintadas de preto, possuem estofados sofisticados e ornamentação suave. Em Veneza a cor preta refere-se à elegância. Para quem não quer fazer um romântico passeio a dois, a gôndola pode levar até quatro pessoas.

Veneza é composta por mais de 100 pequenas ilhas, entrelaçadas por diversos canais e ligadas por cerca de 400 pontes. Porém, andando por lá, não percebe quando saiu de uma ilha e entrou em outra.

O formato delgado das gôndolas facilita a navegação pelos sinuosos canais da cidade e em épocas passadas já chegou a ter mais de 10.000 gôndolas. Atualmente há cerca de 400 gôndolas, a maioria destinada aos turistas.

A produção das gôndolas é artesanal e acontece em oficinas especiais. Desse modo, artesãos super qualificados usam 8 tipos de madeira nas diferentes partes do barco. Além disso, leva cerca de dois meses para fabricar cada gôndola, e seu preço é 38.000 euros (R$220.000,00)

GONDOLEIRO

Assim, tão importantes quanto as gôndolas são os gondoleiros, que usam roupas típicas, são sedutores e frequentemente cantam durante o percurso. Porém, não é fácil ser gondoleiro! Pois eles devem completar 400 horas de treinamento antes de fazer o teste seletivo, que inclui operar a gôndola, conhecimento de idiomas e história, além de conhecer os principais pontos da cidade.

O gondoleiro deve se posicionar cuidadosamente na popa, de modo a ser o contrapeso que estabiliza a forma assimétrica do barco, com a icônica cabeça de proa de ferro. Embora não exista impedimento das mulheres serem gondoleiras, atualmente há apenas uma na função.

Leia também: https://fascinadosportransportes.com.br/veneza-a-cidade-sem-ruas/

Fascinados por Transportes

Assista meu vídeo e saiba mais sobre as Gôndolas em Veneza: https://youtu.be/Lt0scnkshxk

Leia também: https://liveinitalymag.com/the-gondolas-of-venice/

Saiba mais: https://fascinadosportransportes.com.br/como-veneza-foi-construida/