TRANSPORTES E USO DO SOLO

O sistema de transportes está profundamente relacionado com o uso do solo. Como nosso país é muto grande esta questão não parece tão relevante, porém em países pequenos a área ocupada para cada atividade é contabilizada. Na pequena e desenvolvida Singapura, o uso do solo para transportes ocupa 12%, enquanto que a indústria ocupa 13% e a habitação 15%. Leia mais: https://fascinadosportransportes.com.br/transporte-publico-em-singapura/

Antigamente o meio de transporte mais comum era por embarcações e com o tempo começaram a surgir povoados nas proximidades de rios e mares. A facilidade de trocar produtos e informações com outros locais, colaborava com o surgimento e desenvolvimento das cidades. No Brasil, as primeiras cidades também eram litorâneas: São Vicente, SP (1532); Porto Seguro, BA (1535); Vila Velha, ES (1535), etc. 

Com o surgimento das ferrovias, os povoados começaram a se formar também ao longo das linhas e nas proximidades das estações. O progresso estava condicionado a capacidade de conseguir alimentos e produtos de outros lugares. Assim também à distância máxima que o cidadão conseguiria caminhar desde a sua casa até o trabalho. Então, as primeiras cidades eram pequenas e compactas, pois os deslocamentos eram feitos a pé ou com o uso de animais. Somente à medida que apareceram os primeiros bondes puxados por cavalos é que as cidades puderam aumentar de tamanho.

O sistema de transportes é interligado com a estrutura de cada cidade, pois ele depende das características e peculiaridades locais. Sistemas de transportes de locais turísticos são diferentes de regiões universitárias, ou de regiões históricas, etc. Inúmeros empreendimentos só se viabilizam se houver uma rede de transportes que os conecte a seus usuários: escolas, shoppings-centers, hospitais, conjuntos residenciais, etc.

IMPORTÂNCIA DE OTIMIZAR TRAJETOS ENTRE AS RESIDÊNCIAS E OS EMPREGOS

Um fator fundamental para o bom uso de solo implica necessariamente em otimizar os trajetos entre as residências e os empregos. Afinal, este percurso afeta consideravelmente a estrutura da cidade e o cotidiano dos cidadãos. Nestes casos deve-se considerar a densidade de população, a densidade de empregos e o desenho urbano. Desse modo, estimulando o transporte público ou o deslocamento a pé, evitando congestionamentos através de flexibilização de horários comercias, escolares, etc.

O uso misto do solo é uma boa solução para minimizar problemas urbanos e consiste em colocar no mesmo espaço: residências, comércio, serviços, entretenimento, igrejas, etc. Esta tendencia estimula o uso do transporte público e caminhadas, melhorando a qualidade de vida das pessoas.

Fascinados por Transportes

Assista o vídeo no meu canal do youtube: https://youtu.be/mISvf5aJ0q8