No século XVIII apareceram as tropas de muares, da família das mulas, que junto com os carros de bois faziam o transporte terrestre. Elas venciam os caminhos rudimentares que durante as chuvas transformavam-se em lamaçais e na seca eram trilhas ásperas e difíceis. Desse modo, os caminhos abertos no país relacionavam-se às necessidades dos engenhos, às atividades de apreensão de indígenas, à criação e comércio de gado e à procura de metais preciosos.
A mula é um animal híbrido, estéril e proveniente do cruzamento do burro com a égua. Portanto, por ser resistente e robusto, foi muito utilizado no período colonial devido a sua facilidade em vencer trilhas longas e pedregosas. Sendo assim, as mulas apresentavam desempenho superiores aos cavalos. Elas eram mais robustas, mais rápidas em distâncias maiores, superior capacidade de carregamento e necessitavam de menos alimentação.

TROPAS DE MULAS EM MOVIMENTO – HISTÓRIA DO BRASIL
Principalmente as mulas foram a força motriz do sistema de transporte para o escoamento da produção interna de várias regiões e períodos no Brasil: o ouro das Minas Gerais, o açúcar e o café de São Paulo e do Rio de Janeiro. A imensidão de animais negociados chega a 1.498 milhão de muares que passaram pela feira de Sorocaba, entre os anos de 1825 a 1880. A abertura das minas em Goiás levou o Capitão-general de São Paulo a mandar abrir, ainda em 1730, uma estrada que ligasse as Vacarias da Serra aos Campos de Curitiba, para trazer gado para as Minas, já que surgiram problemas de abastecimento naquelas regiões.
A feira de Sorocaba, onde os animais eram comprados e vendidos, foi criada por esta época, sistematizando o comércio e articulando a ligação com as regiões mineradoras. O próprio crescimento populacional destas regiões incentivou o fornecimento de gêneros, criando uma incipiente movimentação de mercadorias desde São Paulo e das regiões do Sul. O gado muar foi fundamental tanto para o escoamento do ouro das minas para os portos como para a condução de alimentos até as regiões mineradoras. (Mulas em Movimento)
O ouro das minerações chegava no Porto do Rio de Janeiro rumo a Portugal, no lombo das mulas. A princípio os escravos eram os carregadores, mas percebeu-se que eles seriam mais úteis na mineração. Além disso, os cavalos não eram tão resistentes quanto as mulas e não aguentavam o relevo acidentado. Assim, as mulas foram fundamentais na mineração do país.
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