5 EVENTOS QUE MUDARAM A AVIAÇÃO PARA SEMPRE

Embora seja um dos meios de transporte mais seguros, alguns eventos mudaram a aviação para sempre, sendo:

ALGUNS ACIDENTES AÉREOS

Felizmente acidentes aéreos são extremamente raros e as viagens em aeronaves continuam sendo o modo mais seguro de transporte. Segundo estatísticas da NTSB a chance de um acidente fatal acontecer é de 1 em 20 milhões.

A ênfase em segurança na indústria da aviação é essencial – pilotos, engenheiros e controladores de tráfico aéreo são altamente capacitados e dedicados a assegurar a segurança dos passageiros. Entretanto, no início da aviação era mais comum haver acidentes aéreos. Em 1919 o primeiro avião comercial caiu em Verona, na Itália, matando todos a bordo. Em 1977, o acidente mais fatal do mundo deixou um legado duradouro de regulamentações aéreas internacionais.

No aeroporto de Tenerife, Espanha, ocorreu um desastre quando dois Boeing 747 colidiram na pista de decolagem matando 538 pessoas. As investigações revelaram que o capitão de uma das aeronaves erroneamente começou a decolar enquanto um outro avião ainda estava taxiando na pista de decolagem. Sendo assim, o acidente destacou a importância vital de usar terminologia padronizada nas comunicações de rádio, ao invés de coloquialismos como um simples ok; incluindo a leitura de palavras chaves das instruções para confirmação de entendimento mútuo.

COMPANHIAS AÉREAS DE BAIXO CUSTO E PACOTES DE VIAGENS

O surgimento das companhias aéreas de baixo custo é um dos eventos que mudaram a aviação para sempre, permitindo a muito mais pessoas a experiência de viajar pelos mares para destinos distantes. A primeira companhia aérea de baixo custo foi a Southwest Airlines criada em 1967, cujos modelos de negócios inspiraram outras companhias aéreas.

A filosofia da Southwest baseou-se em quatro princípios que direcionaram o modelo de negócios de outras companhias aéreas de baixo custo. São eles:

  • voar em apenas um tipo de aeronave,
  • cortar custos operacionais ano após ano,
  • deixar o mais rápido possível o tempo entre a chegada e a nova partida da aeronave,
  • deixar as operações mais simples possíveis vendendo apenas o assento das aeronaves.
eventos-que-mudarm-aviação-passageiros

ERUPÇÃO VULCÂNICA E VÔO 009 DA BRITISH AIRWAYS

Em 2010 a erupção do vulcão Eyjafjallajökull, na Islândia, foi um dos mais recentes incidentes de cinzas vulcânicas a deixar as aeronaves em terra. O voo009 da British Airways foi forçado a fazer uma aterrissagem de emergência ao voar através das cinzas vulcânicas, causando a parada de seus quatro motores.

Os meteorologistas identificaram como uma erupção de gás explosivo e altamente perigoso, que provocaria significativos riscos às aeronaves. Como resultado todos os voos de ida e volta da Europa e também os voos dentro do continente foram cancelados por sete dias, causando a mais larga interrupção desde a 2⁰ Guerra Mundial. A IATA Agencia Internacional de Transportes Aéreos estimou perdas de $200 milhões por dia em que o espaço aéreo europeu ficou fechado.

eventos-que-mudaram-aviação-vulcão

ATAQUES TERRORISTAS DE ONZE DE SETEMBRO

Os ataques terroristas de 07 de setembro nos Estados Unidos causaram um profundo impacto na indústria de voos comerciais, que há muito tempo se orgulhava da segurança e proteção dos passageiros.

Depois que dezenove terroristas sequestraram quatro aeronaves comerciais nos Estados Unidos, os ataques – que incluíram indivíduos que dominaram e controlaram os voos – lançaram os aviões em importantes monumentos americanos, incluindo o World Trade Center em Nova York e o Pentágono na Virgínia.

Os ataques mataram 2.977 pessoas e atualmente é o acidente mais mortal da história. Como resultado, reforçou-se significativamente a segurança global do setor aéreo. Nos Estados Unidos, antes dos ataques, era possível que qualquer pessoa sem passagem acompanhasse a família e amigos até o portão de embarque. Mudou-se isto, de modo que apenas passageiros com passagens podem chegar até o embarque.

Algumas companhias aéreas permitiam que os passageiros levassem pequenas facas a bordo. No fatídico 9 de setembro, o detector de metais acionou em três dos sequestradores, porém liberarm a passagem. Imagens de vídeo posteriores mostraram que eles pareciam ter estiletes presos no bolso de trás; que era permitido em algumas aeronaves na época. Desde então, muitos aeroportos instalaram máquinas de escaneamento de corpo inteiro para detectar armas escondidas e explosivos com precisão milimétrica.

eventos-que-mudaram-aviação-segurança-checkin

PANDEMIA COVID-19

A recente pandemia do Covid-19 indubitavelmente causou um impacto significativo na indústria da aviação. Pela primeira vez na história, as aeronaves ficaram paradas em terra por um tempo indeterminado. Ocorreram perdas imensas no setor de voos comerciais e dispensou-se centenas de funcionários ou ficaram de licença.

Enquanto as viagens aéreas estão retornando aos níveis pré-2019, as consequências para a indústria da aviação comercial foram profundamente marcantes e agora com novos desafios pela frente. Entretanto a indústria consegue se adaptar para fazer a viagem mais segura e agradável aos passageiros; incluindo o reconhecimento facial e uso de aplicativos para funções diversas.

Dentre os eventos que mudaram a aviação, a epidemia COVID foi o mais recente, veja os gráficos e leia análises da Mc Kinsey em: https://www.mckinsey.com/industries/travel-logistics-and-infrastructure/our-insights/taking-stock-of-the-pandemics-impact-on-global-aviation

Fascinados por Transportes

Fonte: Traduzido e levemente modificado de Artemis Aerospace: Five Events that Changed the Aviation Industry Forever. Disponível em: https://www.artemisaerospace.com/news-blog/five-events-that-changed-the-aviation-industry-forever/

Leia também: https://fascinadosportransportes.com.br/os-maiores-equivocos-sobre-as-aeronaves/

Saiba mais: https://fascinadosportransportes.com.br/como-as-aeronaves-enfrentam-mas-condicoes-de-tempo/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *